5 perguntas frequentes sobre cashback

5 perguntas frequentes sobre cashback

Você já deve ter percebido que, atualmente, aplicativos de cashback estão em alta. Cada vez mais, essas soluções se encaixam com a necessidade de empresas que buscam se diferenciar no mercado por meio de tecnologia e uma entrega mais satisfatória aos seus clientes.

Por ser uma inovação considerada quase como novidade no mercado, ainda percebemos inúmeras dúvidas sobre o tema. Se você é uma dessas pessoas que gostaria de entender melhor como um aplicativo de cashback funciona, fica por aqui. 

Vamos listar 5 perguntas frequentes pra auxiliar você nessa compreensão.

O que é cashback?

Cashback é um termo que vem do inglês e significa ‘’dinheiro de volta’’.

No processo comercial, significa que, ao realizar uma compra em seu estabelecimento, o cliente tem direito a receber uma parte do valor consumido em forma de bônus na próxima compra.

A sua origem se deu lá em 1988, com a empresa norte-americana Ebates, já no lançamento, a marca possuía mais de 40 lojas parceiras oferecendo até 25% de dinheiro de volta em casa compra realizada.

No Brasil, o cashback começou a ser utilizado como estratégia comercial em meados de 2007 e desde então, só cresceu. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Sebrae, em 2019, o Brasil tem cerca de 6,4 milhões de estabelecimentos que estão cadastrados em programas de cashback.

Como funciona?

Ao realizar uma compra, se o seu estabelecimento já trabalha com a prática do cashback, o cliente sinaliza que deseja utilizar o benefício. Veja um exemplo de como isso funciona no dia a dia:

Vamos imaginar que você tenha uma loja de artigos esportivos.

Acompanhe o exemplo para entender como isso funciona, de maneira bem simples: 

  • Imagine que você vende calçados numa pequena loja no centro da cidade;
  • Um novo cliente acabou de entrar pela porta buscando por um tênis;
  • Você mostra as opções e ele decide levar um produto que custa R$200,00;
  • O seu estabelecimento trabalha com a opção de cashback e na compra do tênis, o cliente poderá resgatar, numa próxima oportunidade, 10% do valor do produto adquirido;
  • Quando resolver comprar algo disponível em sua loja, ele utilizará o cashback para abater parte do valor.

Quais as vantagens do cashback?

Essa estratégia de fidelização é capaz de entregar inúmeros benefícios ao seu estabelecimento. Dentre eles, se destaca:

  • Aproximação de clientes: crie um canal direto com quem realmente importa, a sua clientela;
  • Aumento das vendas: com cashback o seu cliente tem mais um motivo para voltar e comprar;
  • Fidelização de clientes: melhore a taxa de retenção, fidelize e surpreenda a sua carteira de clientes;
  • Efeito Boomerang: todo cashback lançado volta apenas para o seu negócio, o que garante que o cliente retorne para mais compras;
  • Criação de novas oportunidades de negócio: a partir das análises oferecidas pelo sistema, você conhece mais sobre o cliente e cria campanhas específicas para ele.

Cashback e desconto são a mesma coisa?

Não. Enquanto o cashback oferece uma vantagem a longo prazo, como as que já citamos por aqui, o desconto é apenas uma forma de entregar um benefício instantâneo ao seu cliente.

Ao oferecer o desconto, além de você não registrar em nenhuma plataforma quais foram as condições, qual cliente, como foi a abordagem e a reação dele, você também: 

  • Desvaloriza seus produtos e serviços;
  • Trabalha com uma margem de lucro pequena;
  • Tira energia do seu time;
  • Entra em guerra de preços com a concorrência;
  • Precisa recuperar capital de giro.

Ao trabalhar com descontos, além de sofrer com essas desvantagens, você corre o risco de apenas perder aquele valor abatido no pagamento, sem a certeza de que o cliente voltará para o seu estabelecimento.

O dinheiro de volta pode ser sacado como dinheiro?

A resposta pra essa questão varia de acordo com com a política de cashback adotada por cada empresa.

Em alguns casos, é possível transferir seu saldo de cashback disponível num aplicativo, por exemplo, pra sua conta bancária, possibilitando o saque do valor acumulado.

Aqui na Nummus, por trabalharmos com uma plataforma de fidelização de clientes com conceito em cashback, todo o saldo disponível na carteira digital do cliente pode ser usado somente no estabelecimento onde o cashback foi gerado. Assim, o estabelecimento fideliza mais um consumidor.

Por ainda ser uma estratégia de negócios em ascensão no Brasil, ainda há muito o que explorar e conhecer. Fique por aqui! Se cadastre e receba semanalmente novos conteúdos sobre cashback.

Compartilhe nas redes sociais

plugins premium WordPress

Opa! Não encontrou o que procurava?

Nos chame ali pelo Whatsapp!

Ou se quiser uma consultoria gratuita sobre fidelização de clientes, Clique aqui: