10 dicas para fidelizar clientes no mercado de estética e beleza

10 dicas para fidelizar clientes no mercado de estética e beleza

Em qualquer negócio, fidelizar clientes é um dos maiores desafios enfrentados. Em períodos de pandemia como o que estamos vivenciando, por exemplo, se diferenciar e reter clientes é uma tarefa ainda mais difícil.

Mas quando criamos estratégias sólidas de fidelização e encontramos o caminho certo para seguir, os resultados compensam, e muito.

Para ajudar você a entender melhor sobre fidelização de clientes e sobre o mercado de estética brasileiro, criamos este conteúdo repleto de insights e dados.

Você sabia que o Brasil é o 4º maior mercado de estética do mundo? 

Mesmo com diversos setores ainda sofrendo drasticamente os efeitos negativos da pandemia de COVID-19, pode-se dizer que o mercado de estética segue em crescimento.

Um estudo realizado pela agência Corebiz, de São Paulo, afirma que o faturamento do comércio eletrônico de cosméticos, a nível nacional, cresceu 68%, entre 1º de março e 14 de junho de 2020.

A pesquisa fez o levantamento com dados de 7,4 mil usuários em compras realizadas nos segmentos de cosméticos e dermocosméticos.

Dados como esse deixam claro que o segmento tem muito potencial e investir na área pode trazer bons frutos, porém, embora os ventos soprem a favor, como em todas as áreas da economia, a concorrência é altíssima e é necessário estar atento às novidades, inovações e formas de atrair e reter clientes.

Afinal, por que é importante fidelizar clientes?

O processo de fidelização de clientes é valioso para as empresas por diversos motivos, veja alguns exemplos:

  • Fidelizar clientes ajuda o seu negócio a ter uma receita previsível:

Quando um cliente compra com a sua marca de forma recorrente, você consegue mapear o seu perfil de consumo e conhecer melhor o seu cliente ideal, dessa forma, é possível compreender a recorrência de compras desse cliente e prever uma receita ao final de cada mês.

  • Você cria um relacionamento entre você e o público consumidor:

Ao ir até o seu estabelecimento com frequência, o seu cliente se torna um parceiro fiel, vocês criam uma relação de confiança sólida e muito benéfica para ambos os lados. Essa relação torna a compra quase uma consequência, pois se torna a real motivação de consumo.

  • Clientes satisfeitos indicam mais a sua empresa para amigos e familiares:

Quando sentimos que estamos participando de uma relação de ganhos e recebemos benefícios ao comprar de uma determinada marca, ficamos confiantes em indicar o produto ou serviço.

  • Um cliente fidelizado compra mais vezes: 

De acordo com dados divulgados pela Econsultancy, um cliente que já comprou com você, costuma gastar 31% a mais que um novo consumidor, isso significa que é muito mais rentável desenvolver planos e programas de fidelização de clientes do que apenas buscar formas de atraí-lo ao seu estabelecimento, sem pensar no longo prazo.

  • O seu ticket médio aumenta;

Ao comprar com você mais vezes e gastando mais nessas compras, seu ticket médio ganha um up, graças ao trabalho de fidelização de clientes.

Viu só como é muito vantajoso manter clientes fiéis como consumidores da sua marca? Eles fazem toda a diferença no desenvolvimento positivo da sua empresa e fazem com que seus resultados sejam cada vez maiores.

Agora que você já sabe que fidelizar clientes é sim essencial, vamos entender como tudo isso funciona aí, na sua rotina como empreendedor ou empreendedora do ramo de estética e beleza.

Nossas dicas são práticas e não necessitam de grandes investimentos para ser implementadas no dia a dia, por isso, caneta e papel na mão! Você vai sair deste conteúdo com muitas ideias.

1 – Invista em programas de fidelidade

Programas de fidelidade como o cashback, por exemplo, estão super em alta e ganham a atenção dos consumidores.

Imagine só oferecer uma condição especial onde, a cada 9 sessões de depilação, a décima sai gratuita? 

Para realizar uma ação como esta, basta você oferecer uma porcentagem de dinheiro de volta ao seu cliente, calculando esse valor baseado no seu ticket médio, assim, ambos saem ganhando.

É um atrativo a mais para fazer alguém voltar ao seu estabelecimento e realizar procedimentos. 

Os cupons de desconto também estão em alta, sendo uma opção perfeita para aumentar o fluxo de agendamentos em períodos de sazonalidade baixa.

2 – Ofereça atendimento especializado

Atender seus clientes com educação, simpatia e carisma são características importantes quando o assunto é fidelização de clientes

Além de tratar todos que chegam ao seu estabelecimento com carinho, é necessário também fornecer atendimento técnico especializado, pois seus clientes precisam sentir confiança em você e nos procedimentos realizados.

3 – Realize pesquisas de satisfação e ouça seus clientes

Ouvir quem compra de você muda completamente a sua percepção sobre produtos e serviços oferecidos. 

Além disso, ouvir feedbacks demonstra que você está atento e preocupado com as necessidades dos clientes, disposto a melhorar procedimentos e entregar uma experiência cada vez melhor.

Isso tudo é perceptível em uma marca. Faça pesquisas de satisfação presenciais ou até mesmo online, o importante é ouvir o que seus clientes têm a dizer.

4 – Mantenha seu cliente sempre informado

Use e abuse das redes sociais.

Hoje em dia, as pessoas estão cada vez mais independentes e pesquisam muito antes de tomar uma decisão de compra, por isso, utilize o WhatsApp, Instagram, Facebook, Linkedin e até mesmo o Pinterest e Youtube com atenção e foco no seu cliente.

Envie uma comunicação segmentada para quem você deseja fidelizar, conte sobre as novidades e dê dicas sobre a sua área de atuação. Esse vínculo de relacionamento facilita muito o processo de compra e fidelização.

5 – Transforme a sua empresa em um espaço de cuidado e bem-estar

Utilize produtos de qualidade e entenda o que leva seus clientes a procurarem seus serviços. Isso ajuda a criar um espaço atrativo e elaborado de forma personalizada.

Invista em uma estrutura confortável e em produtos de qualidade, faça seus clientes se sentirem em casa comprando com você.

6 – Treine sua equipe

Uma equipe treinada e especializada em cada serviço oferecido é fundamental. Invista em capacitação e atendimento diferenciado. 

Humanize a abordagem da sua equipe e invista em ações de desempenho em conjunto para toda a equipe. Essas pequenas ações são capazes de incentivar o seu time e torná-lo muito mais preparado para receber seus clientes.

7 – Promova a indicação 

Um cliente satisfeito indica novos clientes. Incentive seu público a indicar a sua marca e ofereça recompensas.

Ao fazer isso, você pode oferecer benefícios ao indicado e também ao indicador, criando métricas para mensurar qual é a sua taxa de conversão por indicações e o quanto isso é rentável para a sua empresa.

8 – Crie uma experiência confortável

Cuidar da beleza e realizar procedimentos estéticos são ações intimamente ligadas à autoestima, por isso, criar uma experiência onde o cliente se sinta à vontade em estar naquele ambiente, é fundamental.

Busque por decorações aconchegantes e equipamentos confortáveis para receber as pessoas.

Utilize poltronas no ambiente de espera, climatização adequada e mantenha-se em alerta seguindo todos os protocolos de higienização.

9 – Cuide do pós-venda

Fazer negócio é importante, mas o pós-venda é importantíssimo para garantir uma experiência positiva com os seus produtos ou serviços.

Para deixar o seu pós-venda mais eficiente, você pode investir em um sistema de gestão de relacionamento com os clientes, realizar pesquisas de satisfação, se aproximar deles através dos canais de comunicação e oferecer um suporte de qualidade. Todos esses fatores farão com que o seu pós-venda se diferencie dos concorrentes.

10 – Preste atenção em datas comemorativas

O calendário sazonal é uma estratégia muito assertiva quando o assunto é fidelização em serviços de estética.

Dia dos namorados, dia das mães, dos pais… há inúmeras datas comemorativas que facilitam a criação de promoções e 

Aqui na Nummus Cashback, costumamos dizer que a fidelização de clientes é uma relação de ganhos onde todos saem felizes, por isso, pensar sempre na experiência do seu cliente é fundamental para mantê-lo fiel ao que você vende e acredita.

Para os próximos cinco anos, o Euromonitor International prevê três principais pilares conduzindo o segmento de beleza e cuidados pessoais: 

Se manter sempre bem informado e estudar muito sobre o seu ramo faz toda a diferença. A fidelização de clientes é o resultado de muito trabalho duro, dedicação e busca por inovação.

Acompanhe nosso blog para não perder nenhuma dica! Toda semana você encontra por aqui, conteúdos exclusivos sobre a sua área de atuação. 

Vem com a gente!

Agora que você já sabe todas as vantagens e anotou dicas práticas para fidelizar clientes, convidamos você a conhecer a nossa plataforma de fidelização de clientes. 

Você encontrará muita inovação em uma solução completa, que vai mudar a sua forma de enxergar o seu relacionamento com seus clientes.

Nosso sistema é intuitivo, prático, funcional e cabe na sua rotina! Você tem, na palma da mão, um parceiro para todas as horas, que você pode contar para:

  • Lançar cashback a cada venda realizada;
  • Acompanhar a frequência de compra dos clientes;
  • Enviar cupons de cashback;
  • Comunicar seus clientes sobre promoções e ofertas

E muito mais! Se fidelizar clientes é importante para você, não deixe pra depois! Basta clicar aqui para conhecer nossa plataforma de pertinho.

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