A fidelização de clientes é um desafio para grande parte das empresas atualmente. O grande acesso à informação que a internet gerou permite que os clientes de todos os negócios possam pesquisar mais sobre eles. Seja sobre os concorrentes, sobre seu posicionamento de marca ou sobre os produtos. É também esse fator que torna a decisão por uma companhia ou outra, mais consciente.
Afinal, esse alcance faz com que as pessoas considerem melhor cada opção. Então, para destacar o seu negócio, é preciso criar ações de divulgação e fidelização de clientes realmente eficientes.
A fidelização de clientes, caso você ainda não saiba exatamente o que significa, é uma estratégia para que os consumidores retornem e se tornem fiéis a sua marca.
Aqui, vamos explicar melhor quais fatores influenciam para o sucesso dessas ações. Assim, você pode colocar em prática sem medo. Vamos lá?
Bom atendimento é crucial na fidelização de clientes
Ninguém gosta de chegar a um estabelecimento e ser mal atendido, não é mesmo? Seja presencialmente ou online, o suporte e uma boa recepção ao consumidor é essencial para a fidelização de clientes.
Uma pesquisa realizada pela PWC mostrou que 73% dos participantes apontam a experiência do cliente como um fator decisivo para a compra. Ou seja, não adianta só ter um produto ou serviço bom. Você precisa encantar.
Mas como fazer isso? Para começar, o básico: treine sua equipe para prestar um atendimento excelente. Tenha todas as informações que ele precisa em mãos. Trabalhe para um atendimento ágil e esclarecedor. Porém, é preciso ir além disso.
Crie estratégias que mostram como o cliente tem valor para a sua empresa. Você pode oferecer brindes, dar descontos ou fazer homenagens em datas especiais, por exemplo.
O ideal é entender a fundo o seu público para compreender o que tornaria ele apaixonado pela sua marca.
Abaixo, vamos falar exatamente desse assunto. Entenda como conhecer o comportamento dos seus clientes faz a diferença. Confira!
Conhecimento sobre o comportamento do consumidor faz toda a diferença
Um dos fatores mais básicos para que uma ação seja efetiva é conhecer com quem você está conversando.
Por isso, se você ainda não entende seu público a fundo, esse é o momento de parar e analisar. Quem são essas pessoas? Quais idades e gêneros elas têm? Que redes sociais elas usam? Quais lugares frequentam? Quais são seus medos e desafios? Todas essas perguntas ajudam a guiar esse perfil de consumidor e consequentemente, suas estratégias.
Na fidelização de clientes elas também são essenciais.
Sabendo todas essas informações, você consegue direcionar as ideias, tornando-as mais assertivas.
Agora, no próximo tópico, falamos um pouco mais sobre a expectativa do cliente. Confira abaixo!
A expectativa do cliente e a entrega da empresa
Todo mundo cria expectativa sobre uma compra, né? Quando é online, ficamos aguardando ansiosamente o pacote chegar em nossas casas. Em um restaurante, esperamos que a comida seja tão gostosa quanto imaginamos. Essas expectativas são geradas pela mente do consumidor, mas também pela imagem que a empresa passa. Por isso, além de trabalhar para supri-las, é preciso deixar claro nos canais de comunicação tudo sobre os produtos e serviços vendidos.
Uma boa forma de entender como o cliente vê a sua empresa é fazendo pesquisas.
Seja online ou direto na sua loja. Assim, você consegue entender a visão dele e o que é necessário melhorar. Superando as expectativas, com certeza você cria um consumidor fiel e que indica sua marca.
A seguir, conheça mais uma dica que influencia na fidelização de clientes!
A importância do feedback de clientes
Já falamos acima sobre fazer pesquisas com os seus clientes para entender a percepção deles sobre a empresa. Mas também é fundamental ouvir feedback de quem já comprou com você em todos os aspectos.
Seja sobre a qualidade do atendimento, do produto, sobre as expectativas ou até pedir opiniões para próximos lançamentos. Com essa ação, você terá um conteúdo muito rico para trabalhar.
É impressionante como os consumidores têm visões interessantes para resolver um problema que, às vezes, não saem de dentro da equipe. Sem contar que você mostra como o que eles acreditam é importante para a sua marca. O que, consequentemente, ajuda a torná-los mais próximos e se sentirem mais valorizados.
Para finalizar este conteúdo, temos uma dica de ação incrível para fidelização de clientes. Vamos conferir?
Nummus: o aplicativo de cashback que vai ajudar sua empresa a reter clientes
Existem diversas estratégias para reter clientes e uma delas, que já virou tendência no Brasil, é o cashback. Essa ação tem como objetivo oferecer parte do dinheiro gasto pelo cliente, de volta pra ele.
Assim, ele tem um novo motivo para voltar e comprar na sua loja.
Funciona dessa forma: vamos supor que o cliente fez uma compra no valor de R$ 200,00. Se você escolher devolver 10% do valor, R$ 20,00 voltarão para o bolso do consumidor para que ele possa usar novamente.
O legal é que esse valor que volta fica dentro de um aplicativo e só pode ser gasto na sua empresa. E o melhor: você acompanha tudo online e de um jeito simples.
Ficou interessado e quer saber mais? Confira o site da Nummus e tudo que podemos oferecer para a sua empresa!